24/04/2016

Como fazer as malas para o Deserto do Atacama?

Postado por Loma às 24.4.16
Definitivamente, esta foi uma das malas mais difíceis de se fazer. Faz frio, faz calor, faz muito frio, faz muito calor...rsrs E ainda ia passar em Santiago antes.

Levei uma calça jeans pra Santiago, umas camisetinhas e a sandália que fui no pé. Só. Fui em abril, e estava friozinho. Sol de tarde e frio a noite. Ah é, não pode esquecer o casaquinho!

Para o deserto fiz aquela combinação bem clássica chamada de "as 3 camadas". A 1ª é chamada de "segunda pele. A roupa mantém o corpo seco e aquecido em ambientes frios. A 2ª mantém a temperatura do corpo, sendo o fleece o mais comum. Detalhe: não tinha calça fleece e usei moletom mesmo forrado com flanela. A 3ª é a impermeável. O casaco deve ser "corta vento" pois tem uns passeios em que venta muito. Além disso, luvas (atenção, não é aquelas que você encontra nos camelôs, hein?? Luva de verdade kkkk), cachecol, touca e meia térmica (muito importante!!!).


Não tenho uma bota impermeável e não comprei. Achei que não valeria a pena. O único passeio realmente frio seria o do Geysers, então ia aguentar com a meia térmica e o tênis. O frio é insuportável, mas sobrevivi. Rs Agora, se você estiver pensando em fazer hiking em algum vulcão, recomendo rever os itens, principalmente o do sapato pois lá em cima pode ter neve!!!

Pois é, nos passeios de frio é realmente frio e você fica se sentindo uma bola com tantas camadas de roupa, mas é essencial. Em basicamente todos os passeios em que há aumento de altitude, o frio impera (Geysers, Piedras Rojas, Salar de Tara, Lagunas Altiplanicas, Vale do Arco-Íris).

Piedras Rojas: Solão, mas o vento doía na alma
O pior é que não encontrei minhas luvas de ski antes de ir. Havia comprado na Declatlon uma luva daquelas fininhas que tinha touch. Chegando lá, fiquei com medo (especialmente do passeio dos Geysers) e fui na North Face da Caracoles e deixei uma mini fortuna lá em um par de luvas (29.990 pesos).

O pior é o do passeio dos Geysers. É preciso chegar lá de madrugada, então o frio é indescritível...kkkk A temperatura estava em torno de -10 e mesmo com todas as camadas, 2 luvas, 3 meias, sendo uma térmica, foi tenso. De resto, foi tranquilo.

Para os passeios em que não há aumento de altitude, como Trekking e Valle de la Luna levei uma legging e camisetas dry fit e usei tênis normal. Sim, roupa de academia, mas era o melhor a se fazer kkk Esses passeios são feitos de tarde, e o sol é de lascar. Tem gente que leva manga comprida para não se queimar. A minha legging era comprida, mas fui de camiseta mesmo lotada de protetor solar.

Não pode faltar roupa de banho!!! Você vai nadar nas Termas de Puritama, nas águas termais dos Geysers e na Laguna Cejar.

Perceba que os itens vão desde o frio polar até roupa de banho!!!! Rs Você vai ver de tudo no deserto, e é essa a beleza e a magia desse lugar!!

Bem, outros itens que não podem faltar na sua mala: protetor solar (use e abuse muito!!!), protetor labial, óculos do sol, boné/chapeu (apesar de indicar aqui, eu não usei nada rs), chinelo, remédios em geral, HIDRATANTE facial e corporal e algo indispensável que ajudou demais no clima extremamente seco: MAXIDRATE


Pessoal, vocês não tem noção de como é seco aquele lugar. Eu penteava o cabelo e criava estática!! Sabe que nem aquela bola que você coloca a mão naqueles passeios da escola que o cabelo começa a subir? Pois bem, fazia isso apenas com o pente!!! E quem sofre pra caramba nesse clima? Nosso querido narizinho, e esse gel ajuda demais!!!! Justamente por ser em gel, ele fica mais tempo no nariz e a hidratação é melhor. Eu levava ele na mochila e usava sempre que necessário! Recomendo.

Levem também uma mochila para os passeios para carregar os itens essenciais, protetor, chapel, maxidrate, ÁGUA, blusa, etc...

Acho que é isso. Como disse, fui em abril. Achei uma época ótima. De tarde era bem quente e de noite bem frio, mas não era extremo. Li que tinha gente que passava frio de noite no hotel. Não foi esse o caso. 

Remédios para enjoo e dor de cabeça também são importantes. Eu não tive nenhum problema com altitude, ainda bem. Mas tem gente que passa muito mal. O truque é se manter sempre hidratado tomando muita água, e sempre que pudia tomava chá de coca no hotel!! ;)


0 comentários:

 

Lomadventures... Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos