01/05/2016

Escolhendo Agência para Passeios no Atacama

Postado por Loma às 1.5.16
Escolher uma agência para realizar os passeios no atacama não é tarefa fácil. Quando você anda pela Caracoles, rua principal de San Pedro, há dezenas delas. A dica é: pesquise! A variação de preço é muito grande. Justamente por esse motivo, fica a dúvida: a mais barata é arriscado? A mais cara vai ser tudo o que espero? Enfim, um milhão de dúvidas pairam nessa hora.

A única coisa que sabia é que não teria a menor paciência de entrar uma a uma perguntando preço... Pesquisei antes de ir o nome de algumas que o pessoal falava que era bacana, chegando lá fui direto nelas.

Como cheguei em San Pedro de tarde, utilizei esse tempo pra ir nas agências e no dia seguinte pela manhã voltaria para fechar com a "melhor" e já programar os passeios. E foi isto que fiz.



O esquema é fechar todos os passeios com a mesma agência, assim rola um desconto. Sabe aqueles descontos que o cara joga o preço lá em cima, aí você pede desconto e ele deixa pelo preço normal?? Acho que é bem isso que rola lá.

Importante verificar nas agências como são feitos os passeios, ou seja, qual o tipo de carro, se eles carregam kit primeiros socorros (isto porque alguns passeios são feitos em altas altitudes e tem gente que passa muito mal!!), se eles fornecem alimentos (alguns passeios duram o dia todo e não tem restaurantes no deserto, não é mesmo? rs).

Há que se pensar, também, que por mais que você escolha pagar caro para ter mil e um benefícios, pode acabar numa furada. É normal as agências "juntarem" seus clientes por não terem obtido um número X. Já vi relatos de gente que pagou barato e "se deu bem", indo com uma agência mais cara, e gente que pagou caro e obteve um serviço inferior ao que pagou.

Vejam as agências que visitei e os preços praticados em pesos (abril/2015):

Layana
Geyser del Tatio - $ 22.000 / Inclui: café da manhã
Lagunas Atiplánicas y Salar de Atacama: $ 35.000 / Inclui: almoço em Socaire
Valle de la Luna - $ 10.000
Laguna Cejar - $ 20.000 / Inclui: snacks e pisco sour
Termas de Puritama - $12.000
Valle del Arcoíris - $ 25.000 / Inclui: snacks
Salar de Tara: $50.000 Inclui: café da manhã e almoço


Turistour
Geyser del Tatio - $ 25.000 / Inclui: café da manhã
Lagunas Atiplánicas y Salar de Atacama: $ 44.000 / Inclui: almoço em Socaire
Valle de la Luna - $ 10.000
Laguna Cejar - $ 38.000 (com entradas incluídas) / Inclui: Cocktail
Termas de Puritama - $16.000
Valle del Arcoíris - $ 30.000 / Inclui: snacks
Salar de Tara: $54.000 / Inclui: café da manhã e almoço

Ayllu
Geyser del Tatio - $ 45.000 / Inclui: café da manhã
Lagunas Atiplánicas y Salar de Atacama: $ 60.000 / Inclui: café da manhã e almoço no restaurante Ayllu
Valle de la Luna - $ 22.000 / Inclui: snacks
Laguna Cejar - $ 25.000 / Inclui: Cocktail e pisco
Termas de Puritama - $25.000 / Inclui: cocktail e pisco
Valle del Arcoíris - $ 30.000 / Inclui: snacks
Salar de Tara: $60.000 / Inclui: café da manhã e almoço

Maxim
Geyser del Tatio - $ 25.000 / Inclui: café da manhã
Lagunas Atiplánicas y Salar de Atacama: $ 30.000 / Inclui: café da manhã e almoço em Socaire
Valle de la Luna - $ 10.000
Laguna Cejar - $ 15.000 / Inclui: Cocktail e pisco
Termas de Puritama - $25.000 / Inclui: cocktail e pisco
Valle del Arcoíris - $ 10.000 / Inclui: snacks
Salar de Tara: $50.000 / Inclui: café da manhã e almoço
Piedras Rojas: $50.000 / Inclui: snacks

Essas foram as 4 que visitei. Tem também uma muito famosa, que é a Grado 10. Na verdade, o tal do carro deles é o mais famoso. Mas, vi que era carinha e nem fui atrás.

Dá pra perceber por aí que o que é oferecido é praticamente a mesma coisa, snacks, café da manhã, almoço...todos nos mesmos passeios. Agora, dá pra notar, também, que a Ayllu é muito mais cara que as outras! E vou falar, você vai lá e fica apaixonado...as refeições são no restaurante deles, a mesa que eles montam no deserto, etc... Tem um diferencial. Mas, ia ficar muito muito caro fazer todos os passeios com eles. E eu realmente queria fazer tudo o que tinha direito. Porque, além de tudo, é preciso lembrar que alguns deles ainda tem que pagar entrada. Junte tudo, e #todoschoram.

Bem, dentre essas aí ficaríamos com a mais barata mesmo, a Layana. No dia seguinte de manhã voltamos lá para fechar. Sentamos na mesa, a atendente nem olhou na nossa cara e nos deu um flyer. Ok, pegamos e olhamos NOVAMENTE...pois já tinha ido lá ontem. Perguntei sobre o passeio de Piedras Rojas, que estava sem preço no flyer. Sem olhar na nossa cara, ela disse que não estavam fazendo. Foi aí que ela pegou o celular e fez uma ligação ali, na nossa frente. E não era nada de trabalho não, era uma ligação pessoal. Fiquei abismada. Estava ali pronta para fechar o negócio, e graças a um atendimento precário, levantei e saí andando. Não tive dúvidas, não fecharia com essa empresa. Se é assim que tratam os clientes antes de fechar, imagina quando fecham...

Seguimos para a Maxim, e fomos MUITO BEM ATENDIDOS. Olha, eu havia lido diversos relatos na internet...percebi que a relação das pessoas com essa agência era de amor OU ódio. Não havia meio termo...rsrs Mas acho que não dá pra esperar milagres. Você pode ter problema com qualquer uma...Enfim, fechamos com eles. Não foi o mais caro, e nem o mais barato. Também fomos alocados para outras empresas, mas não tive nenhum problema. Posso dizer que os passeios corresponderam às minhas expectativas.

Pela minha experiência, posso dizer que você vai ler muita muita coisa na net. Sobre uma mesma agência, gente que amou e gente que odiou. Leia tudo sempre aplicando para as suas necessidades. aí tem a questão do preço também, umas mais caras e outras mais baratas. Siga seu feeling e escolha a que parecer melhor. Foi o que fiz e deu certo.

Contarei em outro post minha experiência com a Maxim.






0 comentários:

 

Lomadventures... Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos